terça-feira, 30 de abril de 2013

Caspa, você tem? Entenda mais sobre essa doença






O que é?

A caspa, também conhecida como pitiríase simples, é uma descamação esbranquiçada do tecido do couro cabeludo. Sua incidência é maior durante o inverno e entre os 20 e os 50 anos de idade, mas não se pode descuidar do problema no resto do ano e em outras idades. A predominância do problema nessa faixa etária se deve à produção de hormônios androgênicos que aumentam a atividade das glândulas sebáceas. Suas causas são problemas emocionais, stress, doenças diversas, disfunções hormonais, alimentação desequilibrada, hábitos de vida inadequados, fatores ambientais e até climáticos.
Embora seja bastante comum, se não tratada a caspa pode progredir gradualmente até se tornar uma dermatite seborréica com inflamação e lesões avermelhadas, o que causa a coceira.
A caspa não é uma doença contagiosa e a evolução é cíclica, com períodos de melhora e piora, mas tenha sempre o seu próprio pente, para manter a saúde de seus cabelos. O uso de pentes emprestados pode trazer outros problemas como micoses e piolhos.

Sintomas

Há descamação e oleosidade excessiva que aparece no couro cabeludo, formando crostas de aspectos e cheiro desagradável e que coça. Essas escamas podem ser secas e aderidas ao couro cabeludo. Para que se tenha caspa é preciso que se tenha tendência, ou seja, certa predisposição.
Uma manifestação bastante precoce de caspa é a crosta láctea do recém-nascido, que são aquelas escamas, formando crostas bastante aderentes que se observa em alguns bebês.
Muitas pessoas com caspa evitam lavar a cabeça com medo de que os cabelos caiam, ficando assim com os cabelos empastados, o que agrava ainda mais o quadro. Quando não tratada a tempo, a caspa pode levar à calvície, tanto em homens como em mulheres, portanto não só a hereditariedade influi no surgimento da calvície como se pensava, sendo a caspa uma delas.

Saiba Mais

Um das questões básicas de quem tem caspa é reforçar ainda mais a higiene e cuidados. Como a higienização é fundamental, as pessoas devem lavar periodicamente os cabelos.
A lavagem contribui para remoção de agentes poluidores como poeiras, resíduos industriais, além disso, elimina a oleosidade excessiva. Um mito que precisa ser desfeito é que lavar a cabeça todo dia causa a queda de fios. Uma inverdade, pois a lavagem dos cabelos pode apenas eliminar os que iam cair de qualquer forma.

Outro reforço importante para os portadores da caspa é tentar centrar a alimentação em uma dieta mais saudável. Portanto, adquirir hábitos alimentares saudáveis não melhora somente o problema da caspa, mas também ajuda em uma série de outros problemas que estão relacionados com a dieta alimentar, como por exemplo, o excesso de peso, colesterol alto, entre outros.
Assim, incluir frutas, legumes, alimentos protéicos e evitar o uso de gorduras animais e açucares em excesso, ajuda o corpo a se tornar mais saudável e contribuem para a melhoria do problema. Uma alimentação equilibrada é uma grande aliada, pois a caspa também tem relação com desnutrição e distúrbios digestivos.

Com relação às bebidas alcoólicas, vários estudiosos sobre o assunto alertam que o álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem no folículo piloso, ou seja, na raiz dos cabelos, causando desequilíbrio das glândulas sebáceas. É nessa região que passam a funcionar mais gerando a hipersecreção sebácea, que se deposita na superfície do couro cabeludo, formando a caspa.

Outro grande vilão é o stress. Se não for possível evitar pelo ao menos tente combater as situações de stress crônico, ou seja, o excesso de tensão procurando relaxar.
A tensão nervosa age de forma extremamente negativa, o que pode levar ao aparecimento de distúrbios gastrintestinais, cardiovasculares, psíquicos, além de provocar uma baixa das defesas do sistema imunológico, como também provocar uma série de problemas dermatológicos, entre eles, a caspa.

Se você quiser ficar livre deste incômodo, a melhor receita é procurar orientação de um médico. Discutir o problema e cuidar só vai contribuir para a melhoria do problema.
Para ativar a circulação no couro cabeludo a massagem capilar é uma opção. Fazer uma automassagem com as mãos pressionando o couro cabeludo com a ponta dos dedos é importante. Não custa nada gastar uns cinco minutos todos os dias para desenvolver este hábito. A ativação da circulação no couro cabeludo pode ajudar bastante, além de funcionar como uma técnica de relaxamento.

Como saúde e automedicação não combinam, buscar a orientação de um especialista - no caso um dermatologista é sempre o melhor caminho.




 

Dermatologista cria rotina de cuidados com a pele masculina



Apesar da falta de paciência e de tempo para tratar a cútis, homens das mais variadas idades também precisam adotar uma série de cuidados especiais para driblar alguns probleminhas cutâneos. Para combatê-los, ao contrário do que se imagina, não são necessárias muitas horas do relógio: basta entender as características da pele.

A derme masculina tende a ser mais oleosa e espessa do que a das mulheres, além de produzir mais suor, devido à ação dos hormônios. “Dessa maneira, a dica é sempre optar por cosméticos recomendados que atendam a essas necessidades específicas”, explica Angélica Pimenta, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Por isso, confira, a seguir, uma rotina de cuidados com a pele rápida, simples e eficaz, dedicada especialmente para facilitar o dia a dia do público masculino.

Limpeza do rosto
Ação fundamental para os homens que desejam conquistar uma pele livre de impurezas e do excesso de oleosidade, lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com água fria deve ser o primeiro cuidado a ser adotado em prol de uma aparência mais bonita. Por isso, vale a pena ficar atento também ao tipo de sabonete usado, pois, em geral, as cútis masculinas pedem versões neutras.

Hidratação da pele
Devido à forte tendência à oleosidade, a pele dos homens deve ser tratada com um hidratante matificante, responsável por controlar a produção das glândulas sebáceas. Para obter o efeito esperado, o produto - geralmente encontrado na versão sem cheiro - deve ser aplicado duas vezes ao dia.

Banhos mornos
Na hora do banho, a ala masculina deve sempre optar pela água morna, pois a alta temperatura do chuveiro remove o manto hidrolipídico (camada natural de proteção da pele feita de água e gordura), favorecendo o ressecamento. Além disso, pode-se apostar em sabonetes ou géis de limpeza com pH neutro, que retiram as impurezas da cútis sem deixá-la seca.

Barba
O trato com a barba deve ser realizado, preferencialmente, após o banho. Afinal, é neste momento que a pele fica completamente limpa e com menos riscos de desenvolver irritações. No entanto, outros cuidados são fundamentais para garantir que o processo seja eficaz.

Por isso, na hora de tirar os pelos da face, recomenda-se a aplicação de um creme de barbear, seguido por um bálsamo pós-barba com ação antisséptica, cicatrizante e calmante - ideal para o homem que tem pré-disposição à foliculite -, assim como loções anti-inflamatórias.

Proteção contra os raios solares
Potente aliado da cútis, o protetor solar também não deve ser dispensado pelos homens. Para garantir uma proteção adequada, a aplicação do produto deve acontecer pelo menos três vezes ao dia, em locais onde a luz solar pode entrar em contato com a pele. Além disso, o filtro deve ser sempre o último creme a ser passado no rosto.


Agência Hélice
Terra



Confira na íntegra a matéria completa:
http://beleza.terra.com.br/sua-pele/para-sua-pele/dermatologista-cria-rotina-de-cuidados-com-a-pele-masculina,5bc013a25073e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Preenchimento facial



É inevitável que, pela lei da natureza, o corpo passe por transformações ao longo da vida. O rosto é um dos locais com mudanças mais aparentes. Com o avanço da idade, os sinais de jovialidade dão lugar a um aspecto envelhecido, com linhas de expressão mais marcadas, rugas e pés de galinhas.
Essas mudanças acontecem devido à perda progressiva dos tecidos de sustentação da pele, de massa muscular e de colágeno. “Como resultado, aparecem a flacidez, a perda de firmeza e dos contornos faciais, a alteração na textura da pele e o aprofundamento de rugas e sulcos".



Teoria do triângulo facial

O processo de envelhecimento usando a teoria do triângulo facial. Em faces mais jovens, é possível identificar a forma de um triângulo com a base voltada para cima com contornos e volumes acentuados (maçã-do-rosto bem definida, sobrancelhas arqueadas, lábios cheios, entre outros). Já em uma pessoa mais velha, essa mesma forma é visualizada com a base voltada para baixo, isso porque os volumes e contornos enfraquecem, dando a impressão de rosto mais caído.

Além do fator cronológico, a dermatologista alerta que alguns outros motivos contribuem para o envelhecimento da face, como o tabagismo, a exposição exagerada ao sol e o estresse. “Alguns fatores conseguimos modificar, mas o cronológico não. E por isso que vamos lançar mão de procedimentos estéticos”,.


A solução

Preenchimento facial é uma das saídas para quem procura disfarçar os sinais de envelhecimento no rosto. O ideal é não esperar os efeitos ficarem intensos, mas sim pensar no conceito de prevenção ou correção leve das imperfeições. Ela garante que isso é mais eficaz e evita cirurgias extensas e exageradas, o que deixa o rosto quase irreconhecível. “Assim, os procedimentos médicos estéticos são menos agressivos, menos demorados e mais sutis, preservando as características da aparência individual”, resume.

A médica conta que para ter os sinais de jovialidade de volta, os métodos seguem a teoria dos 3 R’s de rejuvenescimento facial: relaxar a musculatura, repor o volume e redefinir o contorno facial. De acordo com a médica, “a toxina botulínica ajuda no primeiro item e os preenchedores, nos dois últimos”.

O quiromassagista Juan de Moura fez sua primeira intervenção estética com 26 anos: “Fiz preenchimento do sulco nasal entre as sobrancelhas e gostei muito do resultado. O procedimento suavizou bastante meu rosto e eliminou a impressão de cansaço”. Ele revela que o que o motivou foi a insegurança que aquela parte do corpo causava e a busca pelo equilíbrio interior e exterior. 

Já Maria Helena Lem Pincelli, de 58 anos, optou pela aplicação de toxina botulímica na testa e ao lado dos olhos. “Estava com uma aparência cansada e tinha uma marca muito funda de expressão entre as sobrancelhas. Achei o resultado excelente e me sinto mais bonita porque fiquei com a aparência mais jovem”, explica.


Efeitos adversos e contraindicações

Antes de tudo, é fundamental que a intervenção estética seja feita com um profissional medico da área de atuação como um dermatologista competente. Gestantes, mulheres em fase de amamentação e pacientes com alergia aos componentes do preenchedor, portadores de doenças autoimunes ou com lesão na região da pele onde o produto será aplicado devem evitar os procedimentos.
É comum que logo após a intervenção a região fique vermelha, inchada ou roxa no local da injeção. Esses sintomas desaparecem depois de algumas horas. Já os cuidados após a intervenção são simples: não tomar sol e usar protetor solar diariamente.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Saúde dos olhos


"Quando a luz dos olhos meus, e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar. Ai, que bom que isso é, meu Deus, que frio que me dá o encontro desse olhar. Mas se a luz dos olhos teus resiste aos olhos meus, só pra me provocar. Meu amor, juro por Deus, me sinto incendiar " Vinicíus de Moraes.

Quem não conhece essa canção de Vinícius de Moraes? A música, que descreve a importância do olhar em qualquer relacionamento, é apenas um exemplo da importância dos olhos ao ser humano. Porém, essa parte sensível de nosso corpo nem sempre é bem cuidada e, por isso, ela pode ser exposta a sérios riscos, principalmente em pessoas com mais idade.


 As duas doenças que mais acometem os idosos são a catarata e a Degeneração Macular relacionada a Idade (DMRI). "A catarata é a causa mais comum de cegueira reversível no mundo e acomete, mais frequentemente, a população acima dos 60 anos de idade. A DMRI é a causa mais comum de cegueira legal nas pessoas acima de 50 anos", explica o profissional. 


O tratamento no caso da catarata é cirúrgico, sendo a técnica mais utilizada no Brasil a facoemulsificação com implantação de lente intra-ocular. Infelizmente, no caso da DMRI não há tratamentos para a cura da enfermidade, somente o controle da doença. "A idade avançada, o tabagismo, exposição prolongada à luz solar e dieta rica em lipídios e pobre  em carotenoides (luteína e zeaxantina) são os principais fatores para a gênese desta doença", .


Saiba o que fazer para manter a saúde dos olhos


* Faça uma dieta rica em carotenóides (pigmentos de cor vermelha, alaranjada ou amarela, encontrados nas células de todos os vegetais,); 


* Lembre-se do uso de proteção contra luz solar (óculos escuros e chapéus), principalmente quem tem olhos claros, mais sensíveis aos raios solares; 


* O consumo de antioxidantes e a prática de exercícios físicos estão associados com a menor incidência de DMRI e catarata; 


* Quem usa lente de contato deve se atentar à limpeza, pois é comum a proliferação das bactérias dentro dos olhos;


* É importante fazer o exame oftalmológico anualmente, sempre com exame de fundo de olho, para fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o mais rápido possível de qualquer problema;


* Observe os sintomas: vista cansada, dificuldade para focalizar imagens, coceira nos olhos e lacrimejamento podem ser indicações de problemas de visão.; 


* Televisão e computador podem ser grandes inimigos. O recomendado é que usuário faça intervalos a cada uma hora, para descansar os olhos, além de manter uma distância de pelo menos 50cm do monitor.

Longe de estrias e celulites



As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. São lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia.
 

Existem algumas causas para a formação das estrias e celulites, como : alterações hormonais e circulatórias;má alimentação; fumo; sedentarismo; uso de pílulas anticoncepcionais e tratamentos de reposição hormonal .
Recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
 

Dicas:
 

1. Hidratação
 
Como substância abundante no corpo, a água é componente essencial dos tecidos. Tem papel importante nas funções do organismo como um todo, e principalmente na hidratação da pele, evitando celulites e estrias.  A quantidade ideal de consumo para um adulto durante as 24 horas do dia, deve ser de no mínimo 35ml/Kg de peso, ou seja, um indivíduo de 70Kg deverá consumir no mínimo 2,5L de água ao dia. Esse consumo deve aumentar nos períodos em que as temperaturas aumentam muito (verão); antes, durante e depois de exercícios físicos; quando apresentar febre e resfriado. Gestantes e nutrizes (mulheres em período de amamentação) também devem consumir mais água.


2.Fuja de dietas rigorosas

 
Evite o "efeito sanfona". Fuja dos regimes de muito baixo valor calórico , pois você não conseguirá manter pelo baixo valor de nutrientes que oferecem esses tipos de dietas e fará com que você perca a firmeza  e a elasticidade aparecerá. Uma boa dieta nos faz perder gordura e  reduz a celulite.


3. Reeducação alimentar

 
Reeduque-se, evite celulites e estrias e outros danos causados por uma má alimentação, dedique-se aos cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leite e derivados, e as carnes magras em geral, Uma dieta equilibrada supri  todas as necessidades do corpo sem que seja necessário o consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos, bolachas recheadas, "fast-foods", etc.  Com a prática da reeducação alimentar, consegue-se diminuir visivelmente as celulites e estrias.


4. Exercícios Físicos


Faça exercícios localizados combinados com atividade aeróbica (corrida, natação, bicicleta, etc) para reduzir as celulites. Pratique pelo menos 30 minutos, 3 a 4x por semana.


Alguns tratamento mais utilizados para diminuir as estrias e celulites:


5. Drenagem Linfática

 
A drenagem linfática é usada contra a celulite, o envelhecimento e edemas da pele, nas rugas ou nas bolsas que formam papadas, nas pernas pesadas e quadris, além de no combate ao stress e cansaço em geral. É aplicada também nos tratamentos pré e pós-cirúrgicos. A drenagem linfática com finalidade estética deve ser praticada por esteticistas que tenham r  treinamento específico.
 

6. Massagem Estética
 

Toda massagem corporal tem a finalidade de estimular a redistribuição da gordura, ajuda a drenar líquidos e modelar a silhueta. Além disso promove também um relaxamento muscular aliviando o stress que deteriora a pele e envelhece prematuramente.
Mantenha-se longe das estrias e celulites,  pequenas mudanças em seu dia-a-dia  trarão benefícios visíveis em seu corpo e auto-estima. Para adequar-se a um tratamento especifico, procure um médico especialista

Vai uma massagem aí?



A massagem é uma forma ideal para ajudar o idoso a manter a qualidade de vida. A prática alivia problemas digestivos e intestinais, fadiga muscular, dores na coluna, cansaço, ansiedade e depressões comuns nessa fase da vida, além de melhorar a circulação linfática – diminuindo edemas e mantendo um bom padrão do sono. A massagem ajuda no aumento da autoestima, pois a atividade tem o poder de resgatar o bem-estar pessoal, devolvendo o prazer, a vontade de viver e a interação e reinserção social do idoso. 

Mas os benefícios da massagem vão além do comum. A prática auxilia na mobilidade também. “Isso porque elas têm a função de aumentar a circulação sanguínea, aumentar o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos. Com isso, há uma melhora no sistema imunológico, além de ajudar no tratamento da fibromialgia, uma doença muito comum na terceira idade”,. 


Alongamentos realizados em alguns tipos de massagem também podem auxiliar na mobilidade, uma vez que trabalha regiões corporais que há muito tempo não estão sendo solicitadas devido ao sedentarismo – comum em muitos idosos, pois têm patologias que impedem exercícios e dificuldade de equilíbrio. 
 

Pele

Os primeiros sinais do envelhecimento estão na pele. Sua camada externa fica com uma textura mais fina e um menor número de fibras de colágeno, resultando em uma cútis com aparência flácida e rugas. Os produtos utilizados na massagem auxiliam no estímulo da circulação, que vai ter uma função fundamental de melhorar a nutrição do tecido e deixá-lo mais lubrificado e hidratado. 


A chamada propriocepção


Toda vez que fazemos o nosso corpo passar por estímulos diferentes a consequência é a melhora da propriocepção e consciência corporal, e com a massagem não é diferente. “O toque dado pelo terapeuta, as diferentes pressões utilizadas e até os acessórios utilizados em algumas terapias trazem aos idosos diferentes sensações. E o resultado é fantástico não só no bem-estar mental, por meio do relaxamento, mas também no ganho de novas experiências perceptivas”.
 

Cuidados

O principal cuidado que o idoso deve ter é procurar sempre um profissional qualificado para realizar suas sessões de massagem. Este profissional deve ter domínio em anatomia e fisiologia e saber que com o passar dos anos as alterações apresentadas pelo idoso devem ser respeitadas. Além disso, a pressão e as manobras devem ser adequadas para cada pessoa. “Assim como em qualquer idade, a massagem é contraindicada para quem tem doenças vasculares como a trombose, ósseas como osteoporose ou osteopenia, câncer ativo com risco de metástases sem autorização médica, febre ou qualquer sinal de infecção.

Adeus manchas faciais



Brancas, mais escuras, pequenas ou grandes. Sejam elas quais forem, as manchas no rosto sempre incomodam. Em geral, elas começam a aparecer por volta dos 30 anos. As chamadas pintinhas de sol, no termo médico conhecidas como melanoses solares, são pequenos pontos acastanhados escuros, frutos não só do hiperfuncionamento dos melanócitos, os quais passam a produzir mais melaninas, como também de uma hiperproliferação destas células

"Elas são resultados das queimaduras solares, principalmente por conta da radiação UVB", explica Adilson Costa, dermatologista, chefe do Serviço de Dermatologia da PUC-Campinas.Também existem as "manchas de gravidez", chamadas de melasma e originadas pelo aumento irregular da pigmentação da pele. Neste caso, a mancha é bem mais extensa, de tom acastanhado, que faz com que a pessoa a confunda com bronzeado.
Marlene Santos, auxiliar administrativa, de 42 anos, sabe bem o incômodo que as mancham causam. Elas começaram a surgir há pouco tempo, mas, vaidosa, logo procurou um especialista para tratar das manchas. "Sabemos que com a idade, alguns sinais aparecem, como é o caso das manchas. Estou fazendo um tratamento para amenizar as manchas e não dispenso mais o protetor solar", diz.

 

Prevenção

 
O primeiro passo para evitar as manchas é nunca dispensar os protetores solares, como faz Marlene. Cosmétios que tenham vitamina C, vitamina E, ácido kójico, ácido fítico, coffeberry, niacinamida, hidroquinona, retinol palmitato, retinaldeído, arbutin também são ótimos aliados para prevenirem o seu aparecimento e também para atenuarem as que já estão estabelecidas. "Porém, o ideal é sempre fazer um acompanhamento dermatológico para a escolha do melhor produto para seu caso", relata o doutor Adilson.
 

Saiba como tratar 

 
O dermatologista explica que, no caso das melanoses solares, a melhor técnica usada é a luz intensa pulsada. Geralmente, em caso iniciais, uma ou duas sessões já são suficientes, com resultados após sete dias. E o melhor: sem chamar muito a atenção. "Importante ressaltar que pessoas mais morenas ou bronzeadas não podem fazer o procedimento, por risco de queimar a pele", informa o especialista. 
 

No caso do melasma, o uso dos peelings superficiais ainda são a melhor opção, sempre complementados pelo uso diário e noturno de ácido retinóico. "Os peelings de ácido retinóico ou de alfa-hidroxiácidos são os mais indicados, os quais são necessários de dois  a quatro sessões, com o intervalo de sete a 15 dias. Esses tratamentos podem ser feitos por qualquer pessoa, porém o ideal é não realizá-los naquelas pacientes que não conseguirão se proteger da exposição solar nos dias subsequentes ao procedimento", explica Adilson.
 

É importante lembrar que a manutenção é diária, com o uso de substâncias despigmentantes e de fotoprotetores, embora seja possível fazer uma manutenção trimestral com uma nova sessão do peeling, em casos mais intensos.
 

Alimentos contra a menopausa

 

Recentemente, um estudo norte-americano revelou que manter uma dieta com baixo teor de gordura ajuda na redução de sintomas da menopausa, como ondas de calor e os suores noturnos. A pesquisa avaliou mais de 17 mil mulheres que não faziam qualquer tipo de tratamento de reposição hormonal. 
Cerca de 40% das participantes fizeram alimentações com baixo teor de gorduras e rico em frutas, verduras e cereais integrais. Já as demais mantiveram sua alimentação costumeira. O resultado revelou que o público feminino que realizou a dieta estava 14% mais predisposta a eliminar os sintomas do problema. 

“Esse estudo evidenciou que mulheres menopausadas que mantém uma dieta pobre em gordura e que reduzem o peso corporal têm melhora dos sintomas de fogachos e suores noturnos. Esses sintomas tendem a durar menos tempo também”.
 

Se quiser ficar longe das ondas de calor, a alimentação equilibrada faz a diferença. 
E não precisa esperar a menopausa chegar, já na meia-idade, a partir dos 30 anos, os alimentos precisam ser selecionados pensando no seu bem-estar. Produtos repletos de vitaminas do complexo C, zinco, cálcio, magnésio e selênio ajudam a amenizar as causas decorrentes dos déficits hormonais. Rica em isoflavonas (que tem a função de substituir os hormônios que faltam por conta da menopausa), a soja aparece no topo dos alimentos que combatem os sintomas. Alface, pepinos e alimentos diuréticos em geral também ajudam bastante. O ideal é evitar sódio, consumo de álcool e fumo durante esse período. Produtos que contêm vitamina E, como girassol, palma, milho, soja e oliva são ajudam a diminuir as fontes de calor.
 

Perto e longe
Invista em alimentos crus, como frutas e verduras, pois diminuem a acidez do sangue. Abuse dos condimentos naturais, frescos ou secos, como cebola, alho, orégano, salsa e aumente o consumo de quinoa ou amaranto. 

Contudo, evite ao máximo alimentos ricos em gorduras saturadas e os refinados, molhos prontos para saladas e açúcar em excesso, pois ajuda para as alterações de humor.