segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Colágeno Hidroilisado amoooooo...

Nos últimos anos houve grande aumento do interesse sobre o colágeno como a mais importante e fundamental proteína para o crescimento e regeneração correta do corpo. 

Esse interesse não é a toa, mesmo porque o colágeno quando ingerido pode proporcionar diversos benefícios ao nosso corpo entre eles estão:


Benefícios do Colágeno Hidrolisado
  • Retarda o envelhecimento e previne rugas
  • Combate a flacidez da pele
  • Fortalece unhas e cabelo
  • Contribui para saúde dos ossos
  • Previne o aparecimento da celulite e estrias
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático.
  • Além desse citados há outros benefícios como auxiliar no emagrecimento, isso mesmo ele auxilia no emagrecimento você sabia? Pois quando ingerimos a quantidade adequada cerca de 20 a 30 minutos antes das principais refeições, ele forma um tipo de gel no nosso estômago e dá uma sensação de saciedade maior, evitando assim ingestão de grande quantidade de alimentos, etc...etc...
Muitas pacientes me perguntam se elas podem comprar qualquer tipo de colágeno no supermercado ou na farmácia, bem... sabemos que diversos alimentos possuem colágeno.

As principais fontes são os alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe). Mas, para o colágeno ser sintetizado pelo organismo, é importante você também consumir boas fontes de vitamina C (limão, melão cantalupo, caju, kiwi, acerola e goiaba) vitamina E, selênio, silício e zinco (avelã, amêndoa e castanha-do-pará).


"Como assimmm?!!!"


O que acontece é o seguinte: o colágeno ingerido na verdade ele funciona como se fosse uma "matéria prima " para produção de colágeno existente entre as nossas células e representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano e tem uma função primordialmente estrutural, ou seja, dá sustentação às células, mantendo-as unidas. 


Se tivéssemos que ingerir a quantidade suficiente para essa produção diária, teríamos que comer uma quantidade absurda desses alimentos. Daí a idéia de se "quebrar" o colágeno( hidrolisar) para facilitar a sua absorção ocorrendo assim a preservação natural do produto e uma assimilação de mais de 90%, pelo organismo e assim conseguirmos seus MARAVILHOSOS benefícios em nossas cutis.


Mas e a gelatina comum???? Aquela de supermercado???


 Bem, o colágeno hidrolisado se diferencia da gelatina tradicional por não formar gel, devido à aplicação de um grau maior de hidrólise (decomposição pela ação da água) na sua extração. Essa peculiaridade torna a gelatina hidrolisada mais fácil de ser consumida, já que é solúvel a frio e pode ser misturada a vários tipos de alimentos, sem alterar o sabor, o odor ou a textura.Outra diferença da gelatina hidrolisada para a gelatina comum (usada nas sobremesas e ingredientes) está na pureza e na concentração da proteína colagenosa. Na composição, a hidrolisada chega a ter 90% de proteínas, 2% de sais minerais e o restante de água. Também não contém qualquer tipo de aditivo.


Assim sabemos que: não há comparação entre o colágeno Hidrolisado e a gelatina comum, porém se tivermos apenas a opção da gelatina simples, ela é melhor do que nada não é mesmo?


A ingestão recomendada diária é de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal, o indicado para suplementação fica de 10 a 30 gramas/dia, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, eu amooo água de coco, em outro post explicarei o porquê...pois também ingerimos outros alimentos.


E o melhor horário para consumo , para quem quer como objetivo melhorar a cutis, cabelo, unhas, é a noite, antes de dormir e sem estar com o estômago cheio.


Evite atividades que degradam o colágeno e prejudicam a pele:


- Banhos quentes, 
- Exposição ao sol,
- Fumo,
- Álcool,
- Dormir mal,
- Atividade Física em Excesso,
- Stress


"Nossaaaa então vou tomar um monte e ficar durinha?!!!!!!



Caaaalmaaa o produto é bom, mas não milagroso a ponto de resolver uma flacidez importante na pele, sabemos que a sua ingestão diária é muito bacana para pessoas principalmente acima de 30 anos, quando já é notório a perda de elasticidade da pele, pois há uma diminuição de reposição de colágeno ao longo dos anos , porém para flacidez importante, deve ser tratada de outras maneiras mais efetivas, como radiofrequências, indutores de colágeno injetáveis ( explicarei em próximos posts), alimentação saudável entre outras coisas, e para tanto o melhor é análise minuciosa do dermatologista,


Espero ter ajudado... 


Beijocas